quarta-feira, 1 de julho de 2015

Projeto de vida



             Ao trabalhar com a apostila da disciplina de projeto de vida passei a refletir minhas aptidões, e através da minha reflexão pude perceber qualidades em mim mesma que ainda não havia observado ou parado para pensar a respeito.
             A apostila nos trás reflexões sobre nós mesmos em relação a vida, no geral. É interessante listar seus pontos fracos e fortes, e ter a opinião dos amigos próximos, saber das qualidades que ele vê em você.
            Ao notar minhas principais habilidades e no que não sou boa, vi que sou boa em gramática, lido bem com detalhes e pequenas coisas, sou bastante comunicativa com as pessoas e também pude parar e refletir, que de acordo com experiências familiares tenho boa visão para negócios e administração, além de saber planejar. Nos defeitos notei a dificuldade na área de exatas, o que não pode ser bem um defeito, entretanto não tenho habilidades na área.
            Ter uma disciplina de projeto de vida, nos faz pensar do que somos capazes, e no que podemos melhorar para alcançarmos nossos sonhos.
                                                      Nome; Maria Clara 1° ano B

Apostila de P.V. em minha vida


 Graças as atividades de autoconhecimento da apostila, pude perceber que tenho muitas aptidões, entre elas, o que eu mais gosto aptidão social, que é se relacionar com facilidade com as pessoas em geral, outra que eu amo é a aptidão de liderança, a da memória também, a percepção social, aptidão física-motora , e não posso esquecer, de maneira nenhuma a aptidão musical, aptidões artísticas/plásticas e capacidade artística cênica.
Me fez refletir sobre os meus relacionamentos familiares, meus amigos, com a sociedade e quando estou na escola. Refletir sobre minha aparência, meu intelecto, o que eu acho que os outros pensam sobre mim.
Com tudo isso, pude elevar minha autoestima, me sentir mais segura de mim, controlar meu nervosismo e falar em público. Afina, o ser humano não vive sozinho, precisamos de pessoas para viver.

Nome: Thamires de Souza 1º ano A


     

Coisas sobre mim



       Com a apostila, pude entender muito mais sobre mim e minhas qualidades.
       Teve várias perguntas, onde direcionou meu pensamento. A apostila fez com que eu conseguisse falar sobre mim (o que é muito difícil e complicado).
       Percebi que sou uma pessoa que se ama e tem muito o que fazer ainda pela vida! A apostila me deu base para perceber que meu maior ponto fraco é minha família, que sou muito mais do que as pessoas pensam e falam, percebi também, que consigo o que quiser, basta apenas ter força de vontade.
                                  Nome: Letícia Ferraz 1° ano C

Projeto de vida

     
    Ao receber a apostila ICE de projeto de vida, não entendi para o que ela ia me servir, mas logo nos primeiros exercicios comecei a me descobrir em questão de meus pontos fortes e fracos, autoconhecimento.
    Na atividade onde tive que citar meus pontos fortes e fracos, foi onde eu me descobri e tive uma base do que queria para o meu futuro.
    A matéria de projeto de vida, no começo achei que não ia me servir de nada, então logo na primeira aula de pv percebi que seria muito útil em questões de autoconhecimento e reflexão de quem sou eu, então aprendi a não julgar antes de ter a experiência.
                                                                       Nome: Wendell  1° ano B

Projeto de Vida


A apostila me ajudou a melhorar os meus pontos fortes e fracos, como por exemplo: o ponto FRACO: me apegar as pessoas e parar de sofrer pela pessoa que não vale apena e o ponto FORTE é: continuar sendo muito carinhoso, simpática e amorosa com todas as pessoas mesmo que eu não goste da pessoa.

Nome: Rafaela Amanda 1º ano B


Com a apostila pude me conhecer melhor, me expressar diferente para falar de mim. Percebi que com ajuda de algumas atividades realizadas eu consegui melhorar o meu olha sobre mim mesma, falei sobre meus pontos fracos e fortes. Já tive problemas de baixa autoestima e com a ajuda de uma atividade sobre valores pude relembrar alguns deles.
Estou ansiosa para o próximo capitulo, pois fala sobre o que eu quero para meu futuro e eu sei que ira me ajudar bastante. Alias, futuro é um assunto que eu gosto muito de falar.

Nome: Iasmin Baumgratz   1° ano C

Aprendendo a se conhecer...



Eu nunca me conheci muito bem, acho que nunca tinha parado para pensar nisso.
As aulas de projeto de vida me fez pensar sobre mim e foi algo muito diferente, pois eu comecei a conhecer a pessoa com quem eu vivo toda a minha vida desde que eu nasci...
Relembrei dos meus sonhos da infância como ser astronauta, percebi e refleti sobre meus pontos fracos (não ser positiva, não ser atenciosa, chata, irritada) meus pontos fortes (realista, sorridente, brincalhona, seria, leal, honesta e sincera), descobri minha principais aptidões: geral, redação, compreensão, gramática, percepção de espaço, visualização, relações de amizade, liderança, memória, percepção social, manual, artística e mecânica, saber pensar sobre as relações que eu tenho em minha volta e refletir sobre oque eu penso sobre mim.
A apostila esta me ajudando a definir quem sou e quem quero ser. 

Nome: Thaís.    1º ano A

Ser Jovem - Produção de Vídeo

Autoconhecimento

Sempre achei que sabia tudo sobre mim mesmo. Profissão, habilidades, pontos fortes e fracos. Acabei descobrindo que estava errado, e também que nunca parei para pensar sobre mim mesmo. 
Logo que começamos a trabalhar com o apostila de Projeto de Vida, achei a coisa mais banal que existia, e novamente estava errado, vi que nunca pensei muito sobre meus pontos fracos e fortes e que possuo muitas características que nunca pensei que tinha e muitas que achei que dominava em 100% , não dominava em totalidade. Também notei que pelo menos estou no caminho certo, minhas habilidades, personalidade e valores combinam com a profissão que eu quero seguir, fortalecendo a construção do meu projeto de vida.                                                                                           Filipe Sene 1B

Caminhando Para o Futuro


Aprendi a como seguir e como construir meu próprio projeto de vida, me fez pensar no que eu quero para o meu futuro, minhas éticas de como viver, é importante termos um conhecimento sobre nós mesmo, ou seja, um autoconhecimento, antes de qualquer coisa, antes de colocar defeitos nos outros, devemos conhecer nosso interior.
Devemos mesmo saber quem somos nós, perguntar a nós mesmos, quem sou eu, ou quem é você, eu nunca fiz essa pergunta para mim mesmo, e quando fiz, pensei muito sobre a resposta, descobri que minha autoestima esta muito elevada. Também tive que relembrar o passado, o que fazia, eu brincava, e muito, aproveita para lembrar que foram bons tempos, tempo fácil, em que nossa vida era uma brincadeira e agora, no presente, tudo me parece cada vez mais difícil; Mostrou-me que meu ponto fraco é a preguiça e a falta de atenção e que devo melhorar e para poder seguir em frente, me mostrou que sou mais inteligente do que imaginava.

Ou seja, a aula de projeto de vida teve influência em me fazer pensar no mundo de forma diferente, me fez saber mais sobre mim, tais aptidões que nem mesmo eu imaginava  que tivesse, com uma capacidade de raciocínio rápido e de se adaptar no ambiente, relações de amizades, a apostila me fez ter um olhar mais curioso sobre mim mesmo, minhas definições, meus valores, aptidões e a definição no meu projeto de vida.


Nome: Renan Pedro da Cunha Carneiro.    1º ano A.