O Diagnóstico Participativo é um dos métodos de investigação da realidade. Mas
para entender em que consiste o método é importante termos a compreensão dos
conceitos e elementos básicos que orientam qualquer método de diagnóstico social.
O que é diagnóstico?
• Diagnosticar significa conhecer, levantar informações, pesquisar. Significa fazer uma avaliação de uma realidade determinada, baseada em dados e informações;
• Diagnosticar implica: conhecer/pesquisar, interpretar e propor;
• O objetivo do diagnóstico é gerar um novo conhecimento sobre um aspecto da realidade (realidade desconhecida e/ou que precisa aprofundar o conhecimento).
Sem diagnóstico não se pode saber quais são as necessidades próprias de cada lugar e os programas oferecidos acabam sendo inadequados.
Elementos básicos de um Diagnóstico
• Expressa novas formas de conhecimento sobre as áreas específicas;
• Deve ter um foco, um eixo orientador;
• É Centrado na comprovação de algumas hipóteses/curiosidades;
• Procura à relação entre os fatos, os processos sociais, sujeitos e referências conceituais; • Quem realiza pode ou não está envolvido no processo (protagonista);Problematiza, de modo a conseguir uma nova visão da realidade;
• Mesmo focalizando objetivos delimitados tem relação com o todo. Para elaboração de um diagnóstico é fundamental trabalhar algumas categorias ou conceitos elementares: Realidade: aquilo que eDixiste efetivamente, que é real, concreto;
Sujeito social: são as pessoas ou grupos que fazem parte da realidade que queremos conhecer.
Pessoas ou grupos que, atuando na realidade, são capazes de transformá-la;
Problema: é um obstáculo que queremos conhecer ou enfrentar. É um pedaço inaceitável, para nós, da realidade que percebemos; Foco: é um recorte da situação-problema que queremos conhecer; Potencialidade: são as vocações, vantagens da realidade;capacidades dos sujeitos que, se dinamizadas, podem contribuir para superar os problemas.
Fonte: Guia do Diagnóstico Participativo
O que é diagnóstico?
• Diagnosticar significa conhecer, levantar informações, pesquisar. Significa fazer uma avaliação de uma realidade determinada, baseada em dados e informações;
• Diagnosticar implica: conhecer/pesquisar, interpretar e propor;
• O objetivo do diagnóstico é gerar um novo conhecimento sobre um aspecto da realidade (realidade desconhecida e/ou que precisa aprofundar o conhecimento).
Sem diagnóstico não se pode saber quais são as necessidades próprias de cada lugar e os programas oferecidos acabam sendo inadequados.
Elementos básicos de um Diagnóstico
• Expressa novas formas de conhecimento sobre as áreas específicas;
• Deve ter um foco, um eixo orientador;
• É Centrado na comprovação de algumas hipóteses/curiosidades;
• Procura à relação entre os fatos, os processos sociais, sujeitos e referências conceituais; • Quem realiza pode ou não está envolvido no processo (protagonista);Problematiza, de modo a conseguir uma nova visão da realidade;
• Mesmo focalizando objetivos delimitados tem relação com o todo. Para elaboração de um diagnóstico é fundamental trabalhar algumas categorias ou conceitos elementares: Realidade: aquilo que eDixiste efetivamente, que é real, concreto;
Sujeito social: são as pessoas ou grupos que fazem parte da realidade que queremos conhecer.
Pessoas ou grupos que, atuando na realidade, são capazes de transformá-la;
Problema: é um obstáculo que queremos conhecer ou enfrentar. É um pedaço inaceitável, para nós, da realidade que percebemos; Foco: é um recorte da situação-problema que queremos conhecer; Potencialidade: são as vocações, vantagens da realidade;capacidades dos sujeitos que, se dinamizadas, podem contribuir para superar os problemas.
Fonte: Guia do Diagnóstico Participativo
Nenhum comentário:
Postar um comentário