quarta-feira, 1 de julho de 2015

Projeto de Vida


A apostila me ajudou a melhorar os meus pontos fortes e fracos, como por exemplo: o ponto FRACO: me apegar as pessoas e parar de sofrer pela pessoa que não vale apena e o ponto FORTE é: continuar sendo muito carinhoso, simpática e amorosa com todas as pessoas mesmo que eu não goste da pessoa.

Nome: Rafaela Amanda 1º ano B


Com a apostila pude me conhecer melhor, me expressar diferente para falar de mim. Percebi que com ajuda de algumas atividades realizadas eu consegui melhorar o meu olha sobre mim mesma, falei sobre meus pontos fracos e fortes. Já tive problemas de baixa autoestima e com a ajuda de uma atividade sobre valores pude relembrar alguns deles.
Estou ansiosa para o próximo capitulo, pois fala sobre o que eu quero para meu futuro e eu sei que ira me ajudar bastante. Alias, futuro é um assunto que eu gosto muito de falar.

Nome: Iasmin Baumgratz   1° ano C

Aprendendo a se conhecer...



Eu nunca me conheci muito bem, acho que nunca tinha parado para pensar nisso.
As aulas de projeto de vida me fez pensar sobre mim e foi algo muito diferente, pois eu comecei a conhecer a pessoa com quem eu vivo toda a minha vida desde que eu nasci...
Relembrei dos meus sonhos da infância como ser astronauta, percebi e refleti sobre meus pontos fracos (não ser positiva, não ser atenciosa, chata, irritada) meus pontos fortes (realista, sorridente, brincalhona, seria, leal, honesta e sincera), descobri minha principais aptidões: geral, redação, compreensão, gramática, percepção de espaço, visualização, relações de amizade, liderança, memória, percepção social, manual, artística e mecânica, saber pensar sobre as relações que eu tenho em minha volta e refletir sobre oque eu penso sobre mim.
A apostila esta me ajudando a definir quem sou e quem quero ser. 

Nome: Thaís.    1º ano A

Ser Jovem - Produção de Vídeo

Autoconhecimento

Sempre achei que sabia tudo sobre mim mesmo. Profissão, habilidades, pontos fortes e fracos. Acabei descobrindo que estava errado, e também que nunca parei para pensar sobre mim mesmo. 
Logo que começamos a trabalhar com o apostila de Projeto de Vida, achei a coisa mais banal que existia, e novamente estava errado, vi que nunca pensei muito sobre meus pontos fracos e fortes e que possuo muitas características que nunca pensei que tinha e muitas que achei que dominava em 100% , não dominava em totalidade. Também notei que pelo menos estou no caminho certo, minhas habilidades, personalidade e valores combinam com a profissão que eu quero seguir, fortalecendo a construção do meu projeto de vida.                                                                                           Filipe Sene 1B

Caminhando Para o Futuro


Aprendi a como seguir e como construir meu próprio projeto de vida, me fez pensar no que eu quero para o meu futuro, minhas éticas de como viver, é importante termos um conhecimento sobre nós mesmo, ou seja, um autoconhecimento, antes de qualquer coisa, antes de colocar defeitos nos outros, devemos conhecer nosso interior.
Devemos mesmo saber quem somos nós, perguntar a nós mesmos, quem sou eu, ou quem é você, eu nunca fiz essa pergunta para mim mesmo, e quando fiz, pensei muito sobre a resposta, descobri que minha autoestima esta muito elevada. Também tive que relembrar o passado, o que fazia, eu brincava, e muito, aproveita para lembrar que foram bons tempos, tempo fácil, em que nossa vida era uma brincadeira e agora, no presente, tudo me parece cada vez mais difícil; Mostrou-me que meu ponto fraco é a preguiça e a falta de atenção e que devo melhorar e para poder seguir em frente, me mostrou que sou mais inteligente do que imaginava.

Ou seja, a aula de projeto de vida teve influência em me fazer pensar no mundo de forma diferente, me fez saber mais sobre mim, tais aptidões que nem mesmo eu imaginava  que tivesse, com uma capacidade de raciocínio rápido e de se adaptar no ambiente, relações de amizades, a apostila me fez ter um olhar mais curioso sobre mim mesmo, minhas definições, meus valores, aptidões e a definição no meu projeto de vida.


Nome: Renan Pedro da Cunha Carneiro.    1º ano A.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Minhas descobertas interiores



Meu Projeto de Vida

O primeiro passo para  Projeto de Vida é o autoconhecimento, o ato de se conhecer. E se conhecer,  se criticar, se avaliar e admitir que somos imperfeitos é uma tarefa complicada e até um obstáculo.
A apostila de projeto de vida tem sido essencial para minha orientação e meu autoconhecimento.
As primeiras páginas de exercícios me levaram a ver pontos e conhecer melhor meu interior. Nunca parei para pensar em mim e ainda me descrever. Descobri pontos fortes e fracos que nunca imaginei ter e valores que não sabia que tinha. Descobri uma força e uma nova garota, e pude perceber que o universo que tenho dentro de mim é mais  vasto e mais inexplorado que havia imaginado.
Nas páginas seguintes fiz várias atividades de descobertas e pude perceber que tenho aptidões que nunca imaginei possuir, e que avaliando melhor me enganei em alguns momentos pensando ter uma certa aptidão que na verdade não tinha.
Seguindo os exercícios em que eu tinha que descrever meus relacionamentos com a família, amigos, sociedade, escola, descrevi meu dia-a-dia e as coisas que não gosto e que gosto de fazer, e minha vida  escolar. E tudo isso foi muito bom para mim, foi uma forma avaliativa de ver com os olhos de fora da situação como estou e como posso melhorar.
Em fim, estou me descobrindo de verdade e sozinha não saberia fazer isso e continuaria na mesmice de ser quem eu acho que sou, que eu achava que era.

Gabriela Soares Brito Guimarães  1B

segunda-feira, 1 de junho de 2015

A Apostila na Minha Vida


Bom, a apostila de projeto de vida me ajudou de mais, passei a me entender melhor, entender a vida melhor, aprender a me relacionar com as pessoas, e principalmente pensar no meu futuro, o que quero para minha vida daqui uns anos, pensar se a profissão que quero vale a pena, se é um emprego valorizado no mercado, mas principalmente, tenho que gostar e ser feliz naquilo que escolhermos. antes eu via o mundo diferente, não pensava em seguir meus sonhos, apenas iria fazer o que meus pais quisessem, mas nessa apostila pude perceber que não podemos ser assim. temos que correr atrás de nosso sonho, realmente queremos. não que os outros querem para você pelo simples fato do que não pensar para impressionarmos os outros. hoje eu realmente vou correr atrás dos meus sonhos. daqui uns anos vou me mudar de São José pois não é a vida na cidade que eu quero para mim, prefiro a vida no campo, criar cavalos, ir para rodeios, acordar com o galo, essa é a vida que eu quero. vou me formar em veterinária para cuidar de cavalos e gados. bom, inclui cachorros entre outros. farei faculdade de veterinária em Itajubá, morarei em Gonçalves, MG e terei avida que planejo para mim. 
 Catarina Lima, 1°C

Auto Conhecimento 1° Passo para a construção do projeto de vida

As aulas de Projeto de Vida são com o auxílio que para alunos que normalmente querem uma preparação acadêmica ou para vida, em si orienta em "qual o motivo de se ter um Projeto de Vida". As aulas e a apostila auxiliam a refletir sobre "meu eu interior", ajudando a rever nossos conceitos como, o que queremos? lembranças, nossas qualidades e defeitos e nossas qualidades entrando aptidões uma forma de reflexão sobre nossas qualidades especificando cada uma delas, a saber que elas podem ajudar e como elas entram na nossa forma de ajuda a chegar e sair de um ponto. Essa apostila ajuda muito, mas em caso específico o autoconhecimento, pude ver que só nós somos uma preciosidade, não nos conhecemos realmente e muito menos as pessoas nos conheceram quem somos, me ajuda a identificar tudo, a mudar pensamentos e atitudes, a descobrir que minhas aptidões são necessárias para ajudar na escolha mas tenho que melhorar muita coisa em relação a mim e as pessoas. como aptidões sã necessária e as que eu tenho completam o meu projeto, percebo que a forma de melhorar e praticar outras a partir dessas, ou outra que nós não sabemos, pois nós vamos absorvendo muito conhecimento e mudamos a cada dia, sentimentos mudam e se transformam, nos tornamos realmente responsáveis pelo aquilo que cativas, necessitamos aprender quem somos para que possamos descobrir o que queremos e nunca deixar escapar a nossa meta.

Graziela Maria Oliveira, 1°A

Mentalidade jovem



Muitas pessoas possuem algum conceito sobre ser jovem, seja ele no físico ou até mesmo psicológico.
Primeiramente, não importa a idade, ser jovem pode significar que a pessoa possui um vigor da juventude, por mais velha que seja. Pode se dizer, que a felicidade é uma forma de combustível de juventude, porque quando você se sente feliz, a idade simplesmente é esquecida.
Segundo o professor de matemática, da Escola Ilza Irma, Geraldo Teles " Sempre me sentirei jovem", apesar de ter 58 anos. Além disso, o jovem as vezes é um ser bipolar, pois sempre está alegre, triste, espontâneo, deprimido... Sempre em busca de tornar seu sonho em realidade.
Por fim, para que uma pessoa se sinta jovem, ela somente precisa se sentir bem, e com as pessoas em sua volta, sendo feliz e espontâneo. 

Alexandre Alves, 2A