Durante as apresentações sobre a importância da arborização urbana, decidimos construir um pequeno viveiro e produzir mudas de árvores nativas, visando promover o protagonismo juvenil e a consciencia ecológica.
Os estudantes combinaram que durante o percurso até a escola observariam as árvores que encontram no caminho, assim como as sementes que estão no chão. Observamos as sementes e conversamos sobre os cuidados que uma semente precisa para se desenvolver.
Semente de castanha do Maranhão germinando |
Conhecemos a semente da Castanha do Maranhão, que é uma espécie frutífera, nativa e ornamental, utilizada como cerca viva. Também conhecemos a espécie Hibiscus, exótica, ornamental, muito cultivada nos jardins brasileiros.
Aproveitamos para saber a diferença entre uma espécie nativa, que é originária da região, portanto, cresce dentro dos limites da sua área de dispersão, e uma espécie exótica, que é o caso do hibisco, espécie da Ásia, que foi introduzida intencionalmente no nosso território.
Aproveitamos para saber a diferença entre uma espécie nativa, que é originária da região, portanto, cresce dentro dos limites da sua área de dispersão, e uma espécie exótica, que é o caso do hibisco, espécie da Ásia, que foi introduzida intencionalmente no nosso território.
Semente de fruta do conde germinando |
Semente de Castanha do Maranhão |
Conhecemos o processo de propagação de mudas através da Estarquia |
Um dos principais métodos de propagação de espécies vegetais, a estaquia é bastante utilizada como processo de propagação dos vegetais que pode ser efetuado utilizando- se seus orgãos vegetativos como: folha, ramo, caule, brotações e raizes. A vantagem é que a planta cresce e floresce mais rápido que a reproduzida por semente.
"Veja o ipê florido! Nasceu de uma semente. Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica, nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça." Rubem Alves |
A nespereira (Eriobotrya japonica) é originária do sudeste da China. Sua fruta, chamada de nêspera, também é chamada ameixa-amarela no Brasil.
Depois da aula teórica, fomos conhecer as diversas árvores do quintal da escola e tentar identificar quais são as árvores nativas, se são exóticas e aproveitar para comer muitas goiabas.
A turma adorou a aula prática no quintal da escola. Observaram que existe muitas formigas e vão pesquisar o manejo e controle correto, visto que elas cortam tudo e pode ser um grande problema para o nosso pomar, visto que muitas plantas morrem após o corte,
especialmente quando são atacadas enquanto mudas.
“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma
máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um
sentimento, um senso prático, daquilo que vale ser aprendido; daquilo que é belo,
do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus
conhecimentos profissionais mais a um cão ensinado do que a uma criatura
harmoniosamente desenvolvida”.
Albert Einstein
Fontes: CPT, Embrapa
Fontes: CPT, Embrapa
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