sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reflexão sobre a implementação do Projeto de Vida



Texto esclarecedor sobre Projeto de vida

Desafios na implementação do Projeto de Vida na Educação Básica e Superior  do  Professor José Moran


A importância do Projeto de Vida na Educação Projeto de Vida é um tema antigo, que ganha urgência e relevância num mundo em profundas transformações, que exige aprender de forma ativa, criativa, empreendedora e colaborativa em todos os espaços formais e informais e em todas as modalidades, fases e tempos da vida. 
Um projeto de vida é um programa ativo, aberto e flexível que cada pessoa pode elaborar – com tutoria ou não - para orientar sua própria existência, num processo de revisão constante e de transformação crescente em todas as dimensões. Num sentido amplo, vai além da Escola e é do interesse de todos (crianças, jovens e adultos), porque ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer e avaliar escolhas difíceis tanto no campo pessoal como no profissional. 
Como adultos constatamos como algumas ideias, valores e visões de mundo que aprendemos em casa, na escola e na igreja - que nos pareciam sólidos e definitivos - se revelaram, com o tempo, incoerentes e problemáticos; levando-nos a decisões, muitas vezes, complicadas e prejudiciais. O Projeto de vida pode ajudar-nos a tornar mais conscientes nossa forma de enxergar o mundo, nossos valores e escolhas num movimento contínuo de encantamento, avaliação e reconstrução de experiências, projetos, realizações, assumindo os desafios que nos sejam possíveis em cada momento, sem colocar-nos metas impossíveis ou impostas só por fatores externos. 
Desenvolvemos assim, simultaneamente, um bonito e delicado trabalho de desconstruir o que já não nos serve mais, de manter o que ainda consideramos válido atualmente e de construir novos caminhos incertos e promissores. As ideias de ROGERS (1982), D´ANGELO (2002) MORIN (2000) e FREIRE (1997) fundamentam a importância da pensar o projeto de vida como um projeto de aprendizagem integral em contextos de liberdade, de competências e transformação social. Diversas pesquisas mostram que metade dos estudantes não encontra significado no que está estudando, principalmente no ensino médio. A aprendizagem ativa, por competências, entre elas a gerenciar o Projeto de vida é fundamental para que eles encontrem sentido e propósito no que estudam e fazem. 

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