sexta-feira, 26 de julho de 2019

Reflexão sobre a implementação do Projeto de Vida



Texto esclarecedor sobre Projeto de vida

Desafios na implementação do Projeto de Vida na Educação Básica e Superior  do  Professor José Moran


A importância do Projeto de Vida na Educação Projeto de Vida é um tema antigo, que ganha urgência e relevância num mundo em profundas transformações, que exige aprender de forma ativa, criativa, empreendedora e colaborativa em todos os espaços formais e informais e em todas as modalidades, fases e tempos da vida. 
Um projeto de vida é um programa ativo, aberto e flexível que cada pessoa pode elaborar – com tutoria ou não - para orientar sua própria existência, num processo de revisão constante e de transformação crescente em todas as dimensões. Num sentido amplo, vai além da Escola e é do interesse de todos (crianças, jovens e adultos), porque ajuda a propor perguntas fundamentais, a buscar as respostas possíveis, a fazer e avaliar escolhas difíceis tanto no campo pessoal como no profissional. 
Como adultos constatamos como algumas ideias, valores e visões de mundo que aprendemos em casa, na escola e na igreja - que nos pareciam sólidos e definitivos - se revelaram, com o tempo, incoerentes e problemáticos; levando-nos a decisões, muitas vezes, complicadas e prejudiciais. O Projeto de vida pode ajudar-nos a tornar mais conscientes nossa forma de enxergar o mundo, nossos valores e escolhas num movimento contínuo de encantamento, avaliação e reconstrução de experiências, projetos, realizações, assumindo os desafios que nos sejam possíveis em cada momento, sem colocar-nos metas impossíveis ou impostas só por fatores externos. 
Desenvolvemos assim, simultaneamente, um bonito e delicado trabalho de desconstruir o que já não nos serve mais, de manter o que ainda consideramos válido atualmente e de construir novos caminhos incertos e promissores. As ideias de ROGERS (1982), D´ANGELO (2002) MORIN (2000) e FREIRE (1997) fundamentam a importância da pensar o projeto de vida como um projeto de aprendizagem integral em contextos de liberdade, de competências e transformação social. Diversas pesquisas mostram que metade dos estudantes não encontra significado no que está estudando, principalmente no ensino médio. A aprendizagem ativa, por competências, entre elas a gerenciar o Projeto de vida é fundamental para que eles encontrem sentido e propósito no que estudam e fazem. 

quarta-feira, 17 de julho de 2019

Protagonismo juvenil através das eletivas


A proposta da eletiva Verde Urbano surgiu através da importância da ODS 11 (Objetivo do Desenvolvimento Sustentável ) que  aponta a necessidade de tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis e  pretende  estimular o protagonismo que  é fundamental para promover práticas que despertam a curiosidade, inspirando o desenvolvimento de projetos, incentivando atitudes criativas e críticas para a solução de problemas que interferem na qualidade de vida de todos nós. 
Através de projetos de pesquisa é possível solucionar algum tipo de problema urbano relacionado a gestão de recursos hídricos, habitação, saneamento básico, produção de alimentos e   energia.

Metodologia

- Curso EAD de Metodologia da Pesquisa e Orientação de Projetos de Iniciação Científica do APICE : total 30 horas com certificado : http://apice.febrace.org.br/ 
- plano de pesquisa;
- diário de bordo;
- levantamento de dados;
- analise e apresentação dos  resultados;
- Trabalho de Campo

Desenvolvimento dos projetos 

Acompanhar o plano de pesquisa  e o referencial teórico 
Auxílio do ex-aluno e estagiário Arthur Monteiro - estudante da IFSP
Acompanhamento do desenvolvimento dos protótipos
Apresentação do desenvolvimento das propostas

Nos encontros de orientação, os alunos  dedicam-se a uma série de procedimentos para dar conta do processo investigativo, como, por exemplo a  busca de material bibliográfico a respeito dos assuntos que estão sendo pesquisados,  discussão,  organização e registros a partir do material pesquisado;  O desenvolvimento  e a  revisão  dos textos e  a realização da  apresentação dos  resultados parciais da proposta que está sendo desenvolvida.

- Culminância
A culminância é a apresentação para a comunidade escolar do produto final, desenvolvido durante a eletiva, nesse caso, projetos  de iniciação científica para resolver um problema local. 
Folder com a apresentação dos projetos 

Projeto de pesquisa
Projeto Tijolo Manda Ajuda

Alerta de rompimento de barragem

Sistema de alerta para chuvas nas estradas

Alerta de enchentes

Sistema de alerta de queimadas
Os projetos apresentados na culminância foram:
1- Alerta de rompimento de barragem
2 - Iluminação econômica
3 - Embalagem sustentável
4 - Alerta de Queimadas
5 - Alerta de Enchentes
6 - Carregador solar
7 - Tijolo Manda Ajuda
8 - Sistema de Alerta de chuvas
9 - Ventilação sustentável 

Mais uma eletiva de iniciação científica e os resultados apontam que o envolvimento dos estudantes  desperta novas habilidades para formulação de problemas, levantamento de hipóteses,  experimentação e solução de problemas.  É importante que nossos alunos percebam a realidade que estão inseridos  e sejam desafiados a solucionar problemas locais  através de uma metodologia de trabalho, testes, pesquisas e reflexões  que levem à construção de novos conhecimentos e um novo olhar sobre a importância da ciência no nosso cotidiano. 

segunda-feira, 15 de julho de 2019

Projeto de vida e intervenção comunitária

A cartografia na atualidade vai muito além da representação  do espaço geográfico, sendo um instrumento que estimula a percepção da transformação do espaço e o senso crítico na  sua produção.
A atividade consiste  no mapeamento do entorno da escola  através da confecção do  mapa social.  A proposta é verificar principalmente  a percepção que cada estudante tem do lugar onde vive para futura intervenção.
METODOLOGIA AQUI 

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Um outro mundo possível

Escola Ilza Irma
Assunto
UM MUNDO MELHOR
Disciplina e Série
Mundo do trabalho - 3°s anos
Habilidades
Contribuir para a construção da identidade pessoal do
Jovem  a partir de reflexões sobre valores e  habilidades pessoais, interesses e vocações para o mundo do  trabalho.
Resultados esperados
Ao final desta proposta, espera-se que o
Estudante sinta-se capaz de construir uma perspectiva para o seu futuro.
Reconheça as habilidades que possui ou deseja  desenvolver para atuar no mundo do trabalho. Identifique interesses e vocações pessoais que seriam pontos de partida para a sua escolha profissional.
Temas abordados
Identidade, valores, autoconhecimento,  competências, habilidades, preferências e  vocações.

PASSO A PASSO
1. Título do projeto:
2. Nome completo dos autores e  email.
3. Justificativa
Este item deverá responder o quê será desenvolvido e por quê existe a necessidade do projeto na escola ou  na comunidade. Deve explicar a relevância do projeto, para os estudantes, ou usuários.
4. Objetivos
Este item deve responder para que vai ser realizado o projeto. Poder conter apenas o objetivo geral, ou objetivo geral e objetivos específicos, sempre, relacionados com os resultados que se pretende alcançar com o projeto. Descrever com clareza e concisão.
5. Público beneficiado:
Este item refere-se a para quem, quantas pessoas e quais as características do público a ser beneficiado pelo projeto.
6.  Descrição da ação. (metodologia = como vamos desenvolver a proposta? )
Descrever com clareza e concisão as etapas necessárias, quais e como serão desenvolvidas as atividades para atingir os objetivos propostos, incluindo a alocação de recursos humanos necessários para a efetivação da proposta, possibilitando o entendimento da execução do projeto.
7. Impacto: Este item refere-se a quais são os resultados esperados e repercussão do projeto na comunidade escolar, por exemplo.
8. Parcerias: Este item deve identificar os apoios externos com quem será executado o projeto, por exemplo, ajuda de alguma instituição, prefeitura, etc.
9. Recursos:  ( quais os recursos precisamos para aplicar a proposta?)  Na descrição dos recursos deve constar todo e qualquer material necessário para a execução e valor estimado.
10. Cronograma e execução: Informar o tempo previsto para a execução de cada uma das etapas e atividades descritas na metodologia, identificando em cada uma destas etapas/atividades o tempo previsto para seu início e término.

Adaptado de
https://www2.jfrs.jus.br/wp.../06/MODELO-ORIENTATIVO-PROJETOS-2015.doc