Projeto de Vida - 6C |
O conceito de Projeto de Vida se refere à formação de um sujeito ativo, capaz de tomar decisões e fazer escolhas embasadas no conhecimento, na reflexão, na consideração de si próprio e do coletivo. Essa formação depende de uma ação pedagógica constante. Isso implica na necessidade de uma metodologia que cumpra com essas exigências e se comprometa com à proposição de situações didáticas em que os estudantes sejam desafiados a refletir, a elaborar hipóteses, a buscar soluções e validar respostas encontradas.
No 6º ano, o percurso formativo do Projeto de Vida, se inicia tendo como base o fortalecimento de quem o estudante é e sua capacidade de refletir sobre os seus sonhos, como processo inicial de construção de uma visão acerca de si mesmo. Assim, no âmbito da dimensão pessoal, espera-se que o estudante se engaje no processo de autoconhecimento.
Além do desenvolvimento da dimensão pessoal, o percurso formativo contempla a dimensão cidadã, que tem como propósito a qualificação por parte dos estudantes, das relações afetivas e sociais que estabelecem. Nesta faixa etária os estudantes, comumente associam a experiência escolar ao desejo de produzir algo, de ser capaz de aprender e de se inserir no grupo social. ( Projeto de vida - Caderno do Professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário