sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Árvore dos Sonhos

Muita animação para a primeria aula de eletiva na Escola Dinorá

A atividade foi realizada com a nova turma da eletiva de educação ambiental, dos 6°s e 7°s anos.
A eletiva  foi planejada de acordo com a proposta da BNCC que aponta a importância do desenvolvimento crítico dos alunos, considerando o uso sustentável dos recursos naturais e a qualidade de vida das pessoas. 

Aluna Bianca, 6A nossa fotógrafa oficial

O primeiro momento foi a sensibilização com  a atividade “A Árvore dos Sonhos” com o objetivo de identificar, entender e analisar o que a turma pensa e deseja para um futuro mais sustentável.

A ideia  é  promover uma reflexão sobre os  sonhos pessoais e coletivos da turma e  as dificuldades para a concretização 


Para a realização da oficina utilizamos cartolinas, canetinhas, lapis de cor e tesoura.

Cada aluno escreveu seu sonho, representando uma das folhas da árvore.
Com a Árvore dos sonhos pronta, foi possível identificar a percepção ambiental dos alunos, tanto individual como coletivamente.


A “Árvore dos Sonhos” é uma técnica participativa que tem como objetivo sensibilizar e envolver os jovens nas tomadas de decisões e resoluções de problemas.


Para Lembrar do grande Poeta Carlos Drummond de Andrade:  
"No meio do caminho tinha uma pedra... Tinha uma pedra no meio do caminho"

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

Feirão das Eletivas

Apresentação da proposta de Tecnologia
Inova Educação, que tem como objetivo preparar os alunos da rede estadual para os desafios e oportunidades do século 21 por meio de três componentes curriculares: Eletivas, Projeto de Vida e Tecnologia. As Eletivas, são definidas de acordo com as perspectivas dos jovens e das linhas de trabalho desenvolvidas pelas equipes de docentes. A partir desse diálogo, a unidade apresenta opções de acordo com o desejo dos estudantes.   
As propostas apresentadas no feirão hoje permeia diversos  temas como: Meio Ambiente, mudanças climáticas , ODS,  Cultura, turismo e  tecnologia.
Proposta da eletiva de arborização urbana 
Como vai funcionar: A cada semestre, o estudante vai escolher a eletiva  que deseja cursar, de acordo com seu projeto de vida e as opções oferecidas pela escola. Serão duas aulas por semana e o produto final da eletiva será apresentado para a Comunidade escolar na Culminância. 
Depois das apresentações, o estudante pode se  inscrever  na eletiva que pretende cursar.
Fonte: SEE SP 
Imagens: Prof° Sioni, Escola Dinorá.

domingo, 9 de fevereiro de 2020

Caderno de práticas e vivências

 Incentivar o estudante a customizar o caderno de práticas e vivencias reutilizando cadernos  e folhas, reaproveitando diversos materiais.


Projeto de vida se refere  à formação de um sujeito ativo, autonomo, capaz de tomar decisões e fazer escolhas embasadas no conhecimento e na reflexão.
E para que essa formação aconteça, é necessário estratégias, ação pedagógica constante.


Transformar sonhos em metas e metas em realidades, pode ser um desafios para nossos estudantes, mas é preciso organizar as etapas desse processo formativo para que o estudante seja estimulado a pensar no futuro,  condição fundamental para o processo de escolhas e decisões que acompanhará  em todas as suas dimensões: pessoal, social e profissional, 


No 6º ano, o percurso formativo do Projeto de Vida, se inicia tendo como base o fortalecimento de quem o estudante é e sua capacidade de refletir sobre os seus sonhos, como processo inicial de construção de uma visão acerca de si mesmo.
Construir o caderno de práticas e vivências e  registrar as atividades pode ser uma boa estratégia para  percepção da identidade, valores e  sonhos dos nossos estudantes.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Autoconhecimento: Túnel do tempo







No 6º ano, o percurso formativo do Projeto de Vida, se inicia tendo como base no fortalecimento de quem o estudante é e  sua capacidade de refletir sobre os seus sonhos, como processo inicial de construção de uma visão acerca de si mesmo.                    
Assim, no âmbito da dimensão pessoal, espera-se que o estudante se engaje no processo de autoconhecimento. (SEE/SP). 
Assim, elaboramos uma dinâmica, que através das recordações da infância, o estudante tem acesso as lembranças e compartilha com os outros estudantes. Posicionados em círculo, o estudante olha a foto e compartilha:
1) Descreva a foto com uma única palavra;
2) Sentimentos em relação a fotografia.
3) O que essa memória revela sobre você?

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Projeto de vida no Ensino Fundamental

Projeto de Vida - 6C

O conceito de Projeto de Vida se refere à formação de um sujeito ativo, capaz de tomar decisões e fazer escolhas embasadas no conhecimento, na reflexão, na consideração de si próprio e do coletivo. Essa formação depende de uma ação pedagógica constante. Isso implica na necessidade de uma metodologia que cumpra com essas exigências e se  comprometa com à proposição de situações didáticas em que os estudantes sejam desafiados a refletir, a elaborar hipóteses, a buscar soluções e validar respostas encontradas. 

No 6º ano, o percurso formativo do Projeto de Vida, se inicia tendo como base o fortalecimento de quem o estudante é e   sua capacidade de refletir sobre os seus sonhos, como processo inicial de construção de uma visão acerca de si mesmo.                  Assim, no âmbito da dimensão pessoal, espera-se que o estudante se engaje no processo de autoconhecimento. 
Além do desenvolvimento da dimensão pessoal, o percurso formativo contempla a dimensão cidadã, que tem como propósito a  qualificação por parte dos estudantes, das relações afetivas e sociais que estabelecem. Nesta faixa etária os estudantes, comumente associam a experiência escolar ao desejo de produzir algo, de ser capaz de aprender e de se inserir no grupo social. ( Projeto de vida - Caderno do Professor)

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Acohimento dos estudantes do Ensino Fundamental II

Apresentação da  equipe gestora 
Apresentação dos estudantes 
Dinâmica: A Escalada
Objetivo: Associar aos estágios de subida da montanha as metas para realização dos sonhos.
Descrição: Distribuir uma folha sulfite para cada estudante e explicar como a atividade será realizada. Cada estudante deve escrever o seu sonho na parte superior da folha, em seguida deve traçar cinco metas que serão necessárias para a realização do sonho. A dinâmica deverá ser feita conforme o modelo disponibilizado. Recolher as folhas ao final da atividade. 




Reflexão:  Refletir sobre qual a relação entre a escola e as metas descritas.

Fonte: Dinâmicas da SEE/SP