"De maneira bem simples e objetiva, construir um Projeto de Vida consiste em documentar os
sonhos, metas, objetivos, desejos e ambições do jovem em relação ao seu futuro. É também
onde escrevemos tudo aquilo que precisamos fazer para alcançar nossos objetivos. É,
portanto, escrever o planejamento do que queremos para o nosso futuro e definir os
caminhos que deveremos percorrer para atingi-los."
Páginas
- Oficinas de Educação Ambiental
- Projeto de Vida na BNCC:
- Clube Juvenil
- Protagonismo Juvenil
- Programa Ensino Integral
- Projeto de Vida
- O que são Políticas Públicas
- Diagnóstico participativo
- Educação para o Século XXI
- Competências socioemocionais
- Conhecimentos, Habilidades e Atitudes (CHA)
- Material para aulas de Projeto de Vida
- Página inicial
- A importância de construir Projetos de Vida na Edu...
segunda-feira, 7 de março de 2016
quinta-feira, 3 de março de 2016
quarta-feira, 2 de março de 2016
Lider de turma 2016
![]() |
Imagem Ilza Irma |
Líder de Turma é uma das práticas e vivências do Protagonismo Juvenil. Nesta
prática, os jovens têm a possibilidade de exercer a sua capacidade de liderança a
serviço do desenvolvimento de sua turma, servindo de exemplo e referência para os
seus colegas, inspirando-os e contribuindo para a mudança de suas posturas, apoiando-os no
envolvimento das soluções que dizem respeito a tudo aquilo pelo qual ele desenvolve
uma atitude de não indiferença seja em relação à escolar, à sua comunidade, às
pessoas.
Por meio da atuação dos líderes de turma,
as escolas de Ensino Integral pretendem, por um lado, ampliar os espaços de
manifestação do Protagonismo Juvenil e, por outro, aprimorar sua gestão escolar,
garantindo a participação de seus alunos.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Quem eu sou?
Objetivo: Desenvolver habilidades relacionadas ao autoconhecimento por meio de atividades
que fortaleçam a percepção a respeito da própria identidade, de modo que
construam valores positivos.
Habilidades: Fortalecer o aprender a ser, desenvolvendo o autoconhecimento e aumentar a percepção a respeito de si próprio e de sua identidade;
Habilidades: Fortalecer o aprender a ser, desenvolvendo o autoconhecimento e aumentar a percepção a respeito de si próprio e de sua identidade;
Ter um Projeto de Vida é refletir sobre o que se quer ser no futuro e planejar ações concretas
para chegar lá. É o traçado entre o ser e o querer ser. Nesse processo, algumas aprendizagens
são importantes para que o aluno perceba que seu caminho se conecta com um projeto coletivo:
ele precisa sentir-se integrado e aceito pelos professores e colegas, com segurança para encarar os
desafios de cada etapa em direção ao futuro que vislumbra. O Projeto de Vida nunca termina, ele vai
além da sala de aula e da escola e é para toda a vida.
Fonte : Projeto de Vida. Caderno do Professor. SEE/SP. 2014
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016
Acolhimento 2016
![]() |
Imagem Marise Mendes |
O Acolhimento é a primeira etapa da construção do projeto de vida dos alunos que ingressam no Ensino Integral
![]() |
Imagem: Lucas Vinicius |
O Acolhimento acontece nos primeiros dias de aula e durante esse período os
alunos são recepcionados pelos estudantes da escola que já vivenciaram os princípios educativos dos 4
Pilares da Educação e os conceitos e metodologias do Protagonismo Juvenil e do
Projeto de Vida. Durante o Acolhimento os jovens apresentam aos novos estudantes a
equipe escolar, os ambientes da escola e os fundamentos do modelo.
Este é um
importante diferencial posto que os conceitos principais do modelo escolar são
explicados por jovens para jovens
Fonte : Diretrizes do PEI
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Aprovados no vestibular 2016
Lucas Boynard, Ciências da Computação/UNIP
Davi, Artes Visuais/UNIP
João Paulo, Agronomia UFRS
Matheus Vitor, Direito/Fajar Jaguariaíva PR
![]() |
Amanda Gabriela/Odontologia UMC/Mogi das Cruzes/UFU Uberlândia MG. |
![]() |
Ana Luiza, Biotecnologia/ |
![]() |
História UFU/Uberlândia, UNESP Marília |
![]() |
Medicina Veterinária - UNB |
![]() |
Thayna Rebeca/Ufgd MS /Univap/ Biomedicina. |
![]() |
Nadine /Música USP Ribeirão Preto |
![]() |
Ícaro Monteiro...Ciência da Computação/Etep |
![]() |
Jomara/Fisioterapia Univap |
![]() |
Nicole Alves/Educação Física UNIP |
![]() |
Ingrid Rafaele/Produção Multimidia UNIP |
![]() |
Lucas de Jesus - Matemática UNIFEI |
![]() |
Miguel - Fatec , UFSJ Eng°Alimentos |
![]() |
Larissa Machado - Letras - Universidade Federal de Pelotas |
![]() |
Vinícius - Instituto Federal MG/Agroecologia |
![]() |
Wanessa - Logistica FATEC |
![]() |
Giovani - Engenharia Geológica/UFPEL/RS |
![]() |
Julio - Química IFSP |
![]() |
Larissa - Nutrição UNIP |
![]() |
Danielle Souza...Ciências Atuariais/UERJ |
![]() |
Diego/Farmácia Unoeste SP |
![]() |
Gislaine Ribeiro.FAEl Pedagogia |
![]() |
Matheus Henrique/Logística/UNIP |
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
Jovens embaixadores
De malas prontas e passaporte nas mãos, a estudante Ana Luiza de Souza, embarca para os Estados Unidos, onde fará um intercâmbio de três semanas.
Fonte : SEE SP
sábado, 5 de dezembro de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)