quarta-feira, 13 de maio de 2020

Eletiva: Produção de mudas em casa


A produção de mudas de plantas através de sementes é simples, mas exige alguns cuidados básicos.  

Ela pode ser feita em  vasos, saquinhos ou reaproveitar embalagens de garrafas pet, caixas de leite, latas, potes, bandejas plásticas e caixas de ovos,  perfazendo uma infinidade de recipientes recicláveis.  

O tamanho do recipiente é importante e está diretamente relacionado com o tamanho esperado da muda na época de transplante. Mudas de árvores frutíferas   se desenvolvem melhor em embalagens maiores, enquanto temperos e hortaliças, ficam bem nos menores.  

Algumas sementes exigem semeadura diretamente no local definitivo, pois são muito sensíveis ao transplante, como as cenouras por exemplo. Neste caso, prepare bem os canteiros e dispense os recipientes. 



PASSO A PASSO 
1. Separar as sementes das frutas, principalmente as frutas da estação: abacate, pitanga, acerola, manga, pinhão, mamão, limão, laranja, maracujá, goiaba, caqui, fruta do conde, entre outras. 
2. As sementes deverão ser postas para germinar, em lugar sombreado, em uma bandeja, ou recipiente que você escolheu, contendo uma mistura de areia e terra. 
3. A profundidade de cada semente deve ser calculada de acordo com seu tamanho e necessidade de luz para boa germinação. A regra é cobrir cada semente em uma camada com cerca de 2 a 3 vezes o seu tamanho. Ou seja, geralmente camadas finas. Existem sementes tão pequenas que nem precisam ser cobertas. Basta depositá-las  e pronto.
4. As sementes germinarão entre 10 a 30 dias.
5. Para a transferência das mudas para o lugar definitivo, recomenda-se que tenham no mínimo 50 cm. 
6. É preciso cuidar com carinho das mudas, não deixar ao sol, regar sempre que necessário e verificar se não estão sofrendo ataques de formigas.  

OBS: Não deixa de acessar o grupo da eletiva no facebook, coloque um comentário e fotos de como está o desenvolvimento da sua mudinha. 🌳🌳🌳

PDF da atividade


Qualquer dúvida,  só mandar um recadinho no facebook ou no email rosasousa@prof.educacao.sp.gov.br  ou  rosasousant@gmail.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário