domingo, 15 de março de 2020

Toda semente quer brotar

Durante as apresentações sobre a importância da arborização urbana, decidimos construir um pequeno viveiro e produzir  mudas de árvores nativas,  visando promover o protagonismo juvenil e a consciencia ecológica. 

Os estudantes combinaram que durante o percurso até a escola observariam as árvores que encontram no caminho, assim como as sementes que estão no chão. Observamos as sementes e conversamos sobre os cuidados que uma semente precisa para se desenvolver. 

Semente de  castanha do Maranhão germinando
Conhecemos a semente da Castanha do Maranhão, que é uma espécie frutífera, nativa e ornamental, utilizada como cerca viva. Também conhecemos a espécie Hibiscus,  exótica, ornamental, muito cultivada nos jardins brasileiros.  
Aproveitamos para saber a diferença entre uma espécie nativa, que é originária da região, portanto, cresce dentro dos limites da sua área de dispersão, e  uma espécie exótica, que é o caso do hibisco, espécie da Ásia, que foi introduzida intencionalmente no nosso território.


Semente de fruta do conde germinando 

Semente de Castanha do Maranhão

Conhecemos o processo de propagação de mudas através da Estarquia

Um dos principais métodos de propagação de espécies vegetais,  a estaquia é bastante utilizada como processo de propagação dos vegetais que pode ser efetuado utilizando- se seus orgãos vegetativos como: folha, ramo, caule, brotações e raizes. A vantagem é que a planta cresce e floresce mais rápido que a reproduzida por semente.



"Veja o ipê florido! Nasceu de uma semente. Depois de crescer não será necessária nenhuma técnica, nenhum estímulo, nenhum truque para que ele floresça." Rubem Alves
O Ipê é muito conhecido por sua beleza, exuberância das flores e ampla distribuição em todas as regiões do Brasil. Os ipês são caducifólias, ou seja, perdem todas as folhas que são substituídas por cachos de flores de cores intensas. São árvores de grande porte que gostam de calor e sol pleno. (IFB)

nespereira (Eriobotrya japonica) é originária do sudeste da China. Sua fruta, chamada de nêspera, também é chamada ameixa-amarela no Brasil. 


Depois da aula teórica, fomos conhecer as diversas árvores do quintal da  escola e tentar  identificar quais  são as árvores nativas, se são exóticas e aproveitar para comer muitas goiabas. 




A turma adorou a aula prática no quintal da escola. Observaram que existe muitas formigas e vão pesquisar o manejo e controle correto, visto que elas cortam tudo e pode ser um grande problema para o nosso pomar, visto que muitas plantas morrem após o corte, especialmente quando são atacadas enquanto mudas.


“Não basta ensinar ao homem uma especialidade, porque se tornará assim uma máquina utilizável, mas não uma personalidade. É necessário que adquira um sentimento, um senso prático, daquilo que vale ser aprendido; daquilo que é belo, do que é moralmente correto. A não ser assim, ele se assemelhará, com seus conhecimentos profissionais mais a um cão ensinado do que a uma criatura harmoniosamente desenvolvida”. Albert Einstein

Fontes: CPT, Embrapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário